21 entidades portuguesas na boot 2018

17 de Janeiro 2018

Durante nove dias, 21 instituições e empresas portuguesas vão marcar presença na boot 2018 que decorre de 20 a 28 de Janeiro, em Düsseldorf, e promover junto do mercado internacional o que Portugal tem de melhor para oferecer neste sector.

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Nove dias imperdíveis na boot 2017

30 de Janeiro 2017

A boot 2017, decorreu em Düsseldorf, na Alemanha, de 21 a 29 de Janeiro. Mais de 1.800 expositores de 70 nacionalidades diferentes (44 expositores Portugueses) apresentaram os seus produtos e serviços a um público internacional de alto-perfil (242.000 visitantes, vindos de 70 países - com Portugal a registar acima das 300 entradas). A feira contou ainda com a presença de 2 mil jornalistas de 42 países. Feito o balanço, já estão definidas as datas da próxima edição: 20 a 28 de Janeiro de 2018.

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Participação portuguesa em força na maior feira de náutica

1 de Janeiro 2017

O “Sea of Portugal”, uma participação conjunta de empresas e instituições portuguesas, vai marcar presença pela 2ª vez consecutiva na boot, com o intuito de promover a oferta do país ao nível da náutica e dos desportos náuticos. Os expositores nacionais vão apostar para além da promoção dos seus serviços e produtos, na divulgação das regiões de origem.

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Portugueses na boot 2016

2 de fevereiro 2016

A boot 2016 apresentou-se, uma vez mais, como o ponto de encontro do sector da náutica e dos desporto náuticos, concentrando a participação de mais de 60 países. Ficam aqui as reacções positivas de alguns participantes portugueses neste certame, sob a umbrella “Sea of Portugal”.

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Uma atmosfera formidável em pavilhões cheios

2 de fevereiro 2016

A Boot 2016 realizou-se de 23 a 31 de Janeiro, numa atmosfera de vitalidade e brilho nos 17 pavilhões da exposição, com os 1.800 expositores a interagir com um público extremamente interessado, curioso e disposto a comprar.

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Sea of Portugal marca presença na BOOT 2016

5 de janeiro de 2016

Uma participação portuguesa conjunta com a marca “Sea of Portugal” vai marcar presença na boot 2016, a maior feira de náutica e desportos aquáticos do mundo que decorre de 23 a 31 de Janeiro, em Düsseldorf, na Alemanha. Esta organização é da responsabilidade da Media 4U, empresa de edição e organização de eventos, em colaboração com o Jornal Notícias do Mar e o apoio da Messe Düsseldorf.

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Notícias

21 entidades portuguesas na boot 2018

17 de Janeiro 2018

Durante nove dias, 21 instituições e empresas portuguesas vão marcar presença na boot 2018 que decorre de 20 a 28 de Janeiro, em Düsseldorf, e promover junto do mercado internacional o que Portugal tem de melhor para oferecer neste sector. 


A representação conjunta Sea of Portugal vai dar a conhecer algumas das regiões mais emblemáticas de Portugal ao nível da náutica e dos desportos náuticos, numa colaboração inédita cujo objectivo é a internacionalização do turismo náutico. Trata-se de uma colaboração desenvolvida pela Media 4U, empresa de organização de eventos, com o apoio do jornal Notícias do Mar e a Messe Düsseldorf e com a participação de instituições e operadores locais e empresas parceiras. 
 
«A Náutica, o Turismo Náutico e os desportos aquáticos são estratégicos para o Turismo e para a economia Portuguesa, pelo que através da sua promoção temos vindo a dar a conhecer e viabilizar junto do mercado internacional o que Portugal tem de melhor para oferecer neste sector. O Sea of Portugal permite comunicar de forma assertiva e eficaz a oferta dos operadores portugueses que actuam neste sector, num certame que prevê receber nesta edição cerca de 250 mil visitantes, provenientes de várias partes do mundo, mais de 1850 expositores e 2.200 jornalistas», explica João Marques do Reis, director do projecto. 
 
Esta participação tem vindo a crescer (20% relativamente à edição anterior) e este ano a comitiva de 2018 é constituída por 21 representações, entre instituições e empresas portuguesas, que irão estar localizadas em dois dos pavilhões da feira: Pavilhão 3 (Mergulho) e Pavilhão 13 (Turismo Náutico). Com o aumento de expositores, o Sea of Portugal adquire escala e leva uma representação cada vez mais transversal de Norte a Sul de Portugal, através da promoção de uma vasta oferta que vai ao encontro do que os visitantes procuram: Avistamento de Cetáceos, Cruzeiros no Douro ou ao longo da costa, Eco-resorts, Kitesurf, Mergulho, Surf e Surf Camps, Turismo Náutico (e de Natureza), Windsurf e Yacht Charters. 

Da região do Algarve fazem parte desta iniciativa a Câmara Municipal de Vila do Bispo e a FPAS – Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas, que estarão a fazer a promoção do 31th. World Spearfishing Championship 2018 – Sagres, PuraVida Divehouse, Dive School & Accommodation, Santa Bernarda Cruzeiros, SeaXplorer Sagres, Wind4all, Associação de Turismo de Portimão, Marina de Portimão, Marina de Lagos, Ocean Revival e Subnauta. 

Do Norte farão parte a Câmara Municipal de Espinho e a Câmara Municipal de Esposende, a BBDOURO, FEELDOURO, FEELVIANA SPORT HOTEL, Kook Proof, Onda Magna e Salt Flow. Já da região de Lisboa estarão a BoatCenter – Serviços e Actividades Náuticas e a Palmayachts. 

Também pelo segundo ano consecutivo, a actual Campeã Mundial APB, Tetra Campeã Europeia e Tetra Campeã Nacional de Bodyboard, Joana Schenker, irá marcar presença, com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Bispo, neste certame para surfar na THE WAVE, a maior onda indoor do mundo. 

«A percepção que os visitantes têm de Portugal é já muito positiva. Consideram-no um país encantador, pacífico e com uma natureza muito preservada. Um país com história e grande tradição náutica, com excelentes condições para os desportos aquáticos. A nossa presença regular, nos últimos três anos, tem permitido construir uma relação de confiança e de credibilidade junto das pessoas que nos visitam. Pelo que é essencial continuarmos a trabalhar em conjunto e a levarmos uma oferta bem estruturada e fiável, que nos diferencie na maior feira do Mundo», conclui o responsável. 
 
Nos dias 23 e 24 estão agendadas duas noites de convívio no stand do Sea of Portugal, onde serão recebidos convidados e clientes, potenciando assim o estreitamento de relações.

Nove dias imperdíveis na boot 2017

30 de Janeiro 2017

A boot 2017, decorreu em Düsseldorf, na Alemanha, de 21 a 29 de Janeiro. Mais de 1.800 expositores de 70 nacionalidades diferentes (44 expositores Portugueses) apresentaram os seus produtos e serviços a um público internacional de alto-perfil (242.000 visitantes, vindos de 70 países - com Portugal a registar acima das 300 entradas). A feira contou ainda com a presença de 2 mil jornalistas de 42 países. Feito o balanço, já estão definidas as datas da próxima edição: 20 a 28 de Janeiro de 2018.

Para o CEO da Messe Düsseldorf, Werner Matthias Dornscheidt: «a boot está em grande forma. Houve uma sensação vibrante nos pavilhões, durante os nove dias. Boas vendas e uma atmosfera de festa foram as principais características da boot, uma verdadeira plataforma de entretenimento e de negócios.”
Portugal contou com 44 expositores, divididos por 6 pavilhões e pelos sectores: vela, charters, marinas, mergulho, passeios, observação de cetáceos, surf, windsurf, wakeboard, turismo náutico, embarcações e acessórios.
O Sea of Portugal marcou presença pela 2ª vez consecutiva, integrando 19 empresas e instituições portuguesas, com o objectivo de internacionalizar a náutica e o turismo náutico português. Das Embarcações ao Surf, abrangeu uma oferta mais alargada e transversal (de Norte a Sul).
A Associação de Turismo de Portimão fez-se acompanhar mais uma vez por entidades locais, com a cidade de Portimão a reforçar a sua presença em projectos que valorizem e diversifiquem Portimão, enquanto destino turístico por excelência ao longo de todo o ano. Destacando no mergulho, o Ocean Revival que é uma atracção por si só geradora de interesse e com procura crescente. Estiveram ainda presentes empresas de charters, de Portimão (Abraçar as Ondas e Portiate) e Lisboa (Palmayachts), com rotas também para o Porto e Madeira, bem como a Marina de Lagos a apresentar os seus serviços.
A Câmara Municipal de Vila do Bispo integrou várias empresas locais e promoveu a sua oferta turística, começando em Sagres, as suas ondas perfeitas para desportos aquáticos, os passeios de barco, observação de várias espécies de aves marinhas e cetáceos, a investigação da biologia marinha, o Património cultural, o Turismo de Natureza e claro o mergulho ou a arqueologia subaquática.
A Sun Concept- Solar Boat Builders, de Olhão, foi o representante da inovação dos estaleiros Portugueses.
Do Norte do país, destaque para a Câmara Municipal de Espinho, que se juntou ao projecto nesta 2ª edição, e que fez a promoção das suas praias, da Arte Xávega e da Marca "Espinho Surf Destination", bem como do Concelho. Com 8 kms de praias e uma ondulação atlântica, Espinho proporciona uma das melhores ondas Portuguesas, para a prática de desportos aquáticos e de deslize como o Surf, Bodyboard e Longboard.


Embarcações ganha adeptos
A feira representou um início da temporada prometedor para os expositores corporativos. Jürgen Tracht, Director da Associação Alemã da Indústria de Desportos Aquáticos (BVWW), confirmou isso: «Tivemos pessoas altamente qualificadas a abordarem os stands e dispostas a comprar. A indústria conseguiu registar excelentes vendas em quase todos os segmentos. De salientar que há um grande número de pessoas que estão a entrar no segmento de barcos a motor, o que confirma que a náutica se está a transformar genuinamente num desporto trendy.»
De acordo com a Associação BVWW, as vendas na feira, de barcos a motor com valor até 80.000 Euros, foram muito positivas, com a procura de iates de luxo a serem também as maiores de sempre.
A título de exemplo o Grupo Beneteau teve uma área de exposição útil acima de 7.000 m2 e cerca de 70 embarcações em exposição; o grupo Jeanneau com perto de 3.700 m2 e 40 barcos; a Princess em destaque no Pavilhão 6.
Houve apresentações de embarcações, um total de 1.800 barcos e iates em exibição, entre eles o inovador barco SunSailer 7.0 MT, da Portuguesa Sun Concept, que foi a única embarcação electro solar da feira. Com o seu conceito para o futuro: «ecologicamente responsável e auto sustentável, poupança em combustíveis e manutenção, o silêncio a navegar, uma forma confortável de usufruir áreas classificadas (com limitações de motores de explosão)».

Mergulho em alta
O mergulho ocupou como habitualmente os Pavilhões 3 e parte do 4, com as principais marcas internacionais presentes, naquela que é simultaneamente uma das maiores exposições de mergulho do mundo. Com muitos fãs de mergulho a visitarem estes Pavilhões e a apreciarem ao máximo o seu hobby.
Os operadores apresentaram destinos e experiências um pouco por todo o mundo com Portugal a destacar o Ocean Revival, em Portimão, os Açores e Madeira ou as soluções de mergulho em vestígios de antigos naufrágios (em Vila do Bispo), aos visitantes que procuravam decidir as suas próximas férias ou local de mergulho. Há uma tendência de crescimento para viagens e actividades numa perspectiva ambiental.


Maior onda indoor
Um ambiente magnífico, com muitos praticantes e bastantes competidores e demonstrações de facto espectaculares, tudo dentro de portas, a “WAVE”, no Pavilhão 2 provou ter a onda perfeita para surfers e outros visitantes da boot 2017.
Para Petros Michelidakis: «com a WAVE, a maior onda artificial indoor, com 9 metros de largura, avançámos com algo único no mundo. A primeira Deep Water Wave» numa feira de desportos aquáticos que se revelou uma grande atracção para os visitantes desde o início.” Mais de 93.000 fãs aplaudiram as estrelas do surf e do bodyboard. Quase 1.500 pessoas, surfaram a onda de 1,5m de altura durante os nove dias.
Este espaço contou as demonstrações da atleta portuguesa Joana Schenker, atual tricampeã do Circuito Europeu de Bodyboard, patrocinada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo e que permitiu dar um maior destaque à prática de desportos náuticos em Portugal.
“Esta foi a minha primeira experiência numa onda indoor artificial, diverti-me muito mas confesso que foi um desafio fazer bodyboard na THE WAVE, pois esta onda tem características completamente diferentes de uma onda natural. No entanto é uma plataforma excelente para levar os desportos de ondas para lugares sem mar. Poder estar presente na BOOT foi uma grande oportunidade e penso que o meu objetivo de representar Município de Vila do Bispo como embaixadora das suas ondas e apresentar a modalidade de bodyboard a um vasto público foi um sucesso,“ adiantou a atleta.


Segurança é factor decisivo
“Entusiastas de desportos aquáticos de todo o mundo visitaram a boot. Vieram pessoas de quase todos os países Europeus. Os nossos expositores reportaram excelentes resultados nas vendas, afirmando que a boot é a plataforma de negócios mais importante a nível global”, disse o Director da boot, Petros Michelidakis.
Com a Europa central e do norte a proporcionar mais de 80% dos clientes dos expositores Portugueses, é estratégico estar na boot, onde os principais visitantes foram precisamente da Alemanha, França, Reino Unido, Benelux, Escandinávia, Itália e Suíça. Incluindo também a Europa de Leste (Croácia, República Checa, Hungria), entre outras origens, num total de 38 nacionalidades.
O cliente estrangeiro procurou informações relacionadas com a costa Portuguesa, oferta do património natural, praias e áreas naturais, condições marítimas, fauna, actividades de natureza, aulas de surf com alojamento associado (surf camp), etc. Procuram um destino novo, de curta distância (dentro de Europa), seguro e com natureza conservada.
O interesse na prestação de serviços náuticos foi grande, com muitos interessados em colocar a sua embarcação em Portugal e usufruir dos serviços de manutenção, gestão e acompanhamento permanente. As Marinas Portuguesas estiveram em grande, com questões que iam para além das amarrações e avaliando a oferta turística abrangente (disponibilidade de barcos charter, serviços turísticos, actividades de animação, etc.). Segundo Ingrid Fortunato, directora da Marina de Lagos: «Hoje em dia, os clientes procuram também segurança e estabilidade, melhores condições de clima e alguns planeiam já para a reforma, procurando locais com boas acessibilidades, assistência e bom preço comparativamente aos países de origem.»

Expositores Sea of Portugal

O Sea of Portugal esteve presente no Pavilhão 3 / Mergulho, Pavilhão 4 / Mergulho e Embarcações e Pavilhão 13 / Turismo Náutico.

O Sea of Portugal contou com a participação dos expositores na Boot 2017:

Sector de vela | charters | marinas:
Abraçar Ondas | Algarve Boat Care & Charter
Associação de Turismo de Portimão | Turismo
Marina de Portimão
Marlagos | Marina de Lagos
Município de Espinho | Turismo
Palmayachts
Portiate

Sector de mergulho, passeios e observação:
Associação de Turismo de Portimão | Turismo
Cape Cruiser | Sagres
Divers Cape | Sagres
Mar Ilimitado | Dolphin Watching
Ocean Revival / Subnauta
Portugalsoul by Xtremeonder
Pura Vida Divehouse
Sagres – Município de Vila do Bispo | Turismo
SeaXplorer – Boat Trip & Fishing

Os expositores do sector de surf e wakeboard:
International Surf School | Sagres
Wind4all

Sector embarcações:
Sun Concept – Solarboats

Participação portuguesa em força na maior feira de náutica

1 de Janeiro 2017

O “Sea of Portugal”, uma participação conjunta de empresas e instituições portuguesas, vai marcar presença pela 2ª vez consecutiva na boot, com o intuito de promover a oferta do país ao nível da náutica e dos desportos náuticos. Os expositores nacionais vão apostar para além da promoção dos seus serviços e produtos, na divulgação das regiões de origem.
Trata-se de uma colaboração desenvolvida pela Media 4U, com o apoio do jornal Notícias do Mar e a Messe Düsseldorf, com o objectivo de internacionalizar o turismo náutico. Com a participação das instituições e dos operadores locais e empresas parceiras, «viabilizamos esta iniciativa diferenciadora e inovadora.»
Na edição de 2017, a comitiva do “Sea of Portugal” é constituída por entidades que representam vários sectores como Acessórios, Avistamento de Cetáceos, Cruzeiros, Estaleiros, Marinas, Marítimo-turísticas, Mergulho, Surf, Turismo Náutico e Yacht Charters. Conta neste momento com a participação de 20 entidades distribuídas pelos pavilhões 3 (Mergulho), Pavilhão 4 (Mergulho e Embarcações) e 13 (Turismo Náutico):
Abraçar as Ondas; Associação de Turismo de Portimão; Câmara Municipal de Espinho; Câmara Municipal de Vila do Bispo; Cape Cruiser; Divers Cape; International Surf School; MAR ILIMITADO Turismo & Investigação; Marina de Lagos; Marina de Portimão;
Ocean Revival; Palmayachts; Portiate; Portugal Soul by Xtremewonder; PuraVida Divehouse, Dive School & Accommodation; SeaXplorer Sagres; Subnauta; Sun Concept – Solar Boat Builders e Wind4all.
«Vamos estar em 3 pavilhões e dessa forma caminhamos no sentido que definimos e defendemos. A oferta portuguesa é muito grande e tem a qualidade necessária para ganhar escala e ter impacto na boot. Na promoção internacional devemos trabalhar com as empresas e com o que têm para oferecer», adianta João Marques dos Reis, director de projectos da Media 4U.
Com a diversidade e o aumento de expositores o Sea of Portugal adquire escala e leva uma representação cada vez mais transversal de Portugal. De Norte a Sul, das Embarcações ao Surf, abrange uma oferta alargada para quem procura a boot para decidir umas férias ou a compra de uma embarcação.
«Sabemos que estamos no caminho certo uma vez que trabalhamos com a organização da feira no sentido de aumentar a nossa dinâmica e de termos uma presença mais activa. Dou como exemplo, a novidade The Wave, onde estamos a definir a participação Portuguesa, numa lógica de demonstração e onde podemos mostrar o que Portugal tem de melhor. A boot 2017 é apenas mais um passo, mas será um passo firme no projecto que definimos e que se concretizou com estes magníficos parceiros, em mais uma forte presença Portuguesa no maior evento do sector a nível mundial», conclui o responsável.

Portugueses na boot 2016

2 de fevereiro 2016

A boot 2016 apresentou-se, uma vez mais, como o ponto de encontro do sector da náutica e dos desporto náuticos, concentrando a participação de mais de 60 países. Ficam aqui as reacções positivas de alguns participantes portugueses neste certame, sob a umbrella “Sea of Portugal”.
MARINA DE LAGOS
O mercado internacional, que se baseia essencialmente no mercado Europeu (representa 95% dos movimentos de embarcações com bandeira internacional), tem um peso muito importante na actividade da Marina de Lagos, sendo responsável por cerca de 80% dos movimentos. Em termos de estratégia, é inevitável a manutenção do foco no mercado internacional, procurando-se a diversificação dos países emissores, com o Reino Unido a representar um terço do peso.
A presença na Boot 2016 foi positiva pela divulgação dos produtos que Portugal, o Algarve e, mais concretamente, a Marina de Lagos, oferecem. Foi benéfica a criação de uma marca comum para os participantes Portugueses que aderiram, integrando serviços e produtos diferentes, porque os visitantes da Boot procuram muito as “férias náuticas”. O interesse vai muito além das amarrações e foca-se na oferta turística (disponibilidade de barcos charter, actividades de animação turística, etc.).
Ingrid Fortunato, Directora da Marina

Palmayachts
Sendo a Palmayachts um dos maiores operadores de charter náutico a nível nacional escolhemos investir e estar presentes na Boot para divulgar o nosso país e as possibilidades que podemos oferecer ao mercado europeu.
Salientamos o papel facilitador e coordenador do Notícias do Mar na organização do Sea of Portugal que nos permitiu concentrar no que era realmente importante, chamando a si todas as componentes logísticas com grande eficiência, eficácia e qualidade.
Na Palmayachts fazemos o que podemos para passar a mensagem e divulgar da melhor forma possível o nosso país. Agradecemos ao Turismo do Alentejo e ao Turismo de Lisboa terem disponibilizado materiais promocionais para podermos distribuir e mostrar aos potenciais clientes e interessados.”
Rui Palma , Managing Director

SUBNAUTA / OCEAN REVIVAL
A nossa presença na Boot pelo terceiro ano consecutivo começa a trazer os seus frutos. Trata-se de uma relação de confiança e de garantia de bons serviços com clientes actuais e futuros. Os contatos na feira foram muito positivos, numerosos e esperamos que os resultados correspondam às expectativas.
É nosso objectivo continuar a oferecer o melhor serviço com equipamentos de qualidade e procedimentos que garantam a segurança., da preocupação constante pela melhoria contínua e inovação dos nossos serviços de modo a corresponder às expectativas dos nossos clientes. Promover a nível europeu e internacional o projecto Ocean Revival, em particular, e as vantagens competitivas do Algarve em geral.
Renato Cacoete, Director de Operações


ASSOCIAÇÃO TURISMO DE PORTIMÃO
O objectivo do Turismo de Portimão é posicionar a cidade enquanto destino náutico e de mergulho de excelência. Nessa perspectiva o mercado europeu, nomeadamente o Reino Unido, França, Alemanha, Holanda e Escandinávia são pela sua dimensão, proximidade, poder de compra e disponibilidade para viajar mercados extremamente importantes, aos quais queremos dar a conhecer a nossa oferta.
O turismo de Portimão participa neste certame pela 3ª vez consecutiva, com o desígnio de aumentar o brand awareness do destino e proporcionar aos seus associados a possibilidade de concretizarem vendas e estabelecerem parcerias com o trade europeu. Esse objectivo tem sido plenamente alcançado.
Ivo Faria, Associação Turismo de Portimão


CAPE CRUISER
O balanço da nossa presença na BOOT é bastante positivo. O resultado final superou as nossas expectativas tendo em conta a nossa prestação na divulgação do concelho de Vila do Bispo, pelo número de visitantes que afluíram ao nosso stand a pedirem informação e pelos contactos com privados, empresas e operadores / agências turísticos.
Não posso deixar de mencionar a imagem com que nos apresentamos “Sea of Portugal”. Um nome forte que por si só diz tudo. Tivemos durante a Feira muitos visitantes e vários expositores que nos deram os Parabéns e elogiaram o stand .
A nossa presença na maior Feira da Náutica só foi possível com o apoio da Autarquia, pois seria insuportável o seu custo para qualquer uma das empresas presentes. Esta presença do concelho de Vila do Bispo na Feira da Boot é um projeto sem precedentes que irá trazer enormes benefícios para todos, não só às empresas presentes mas à hotelaria local, outras empresas de animação, restauração e comércio em geral.
Carla Costa, Sócia

PURAVIDA DIVEHOUSE
A nossa presença na feira foi um autêntico sucesso! Superou qualquer expetativa. O público Alemão mostrou um enorme interesse na região Algarvia do Barlavento. Foi também surpreendente o elevado número de pessoas que já tinham visitado ou estavam interessados em visitar esta zona Algarvia, alguns até confirmando a sua presença para este ano.
O nosso maior desafio a nível Nacional, é a conjuntura financeira atual, contra producente para o desenvolvimento do turismo interno.
A nível Internacional um dos grandes desafios é colocar Portugal no mapa dos melhores destinos de atividades de Natureza e férias ativas.
Portugal tem que se fazer conhecer no mercado do turismo internacional, com um apoio incondicional do governo. Deve ter uma participação mais ativa e racional sobre a nova tendência do turismo, o turismo de consciência, que está em crescimento rápido e Portugal oferece condições ideais.
Cristóvão Catarino, Sócio gerente / Instrutor de Mergulho

MAR ILIMITADO
Bastante positiva, tendo em conta que se tratou da primeira participação nesta feira. Em termos de imagem o stand desenhado pela Sea of Portugal foi bastante elogiado, bem como a prestação da equipa em representação da Vila do Bispo pela maneira como acolheu os seus visitantes com entusiasmo e simpatia - foi motivo de inúmeras felicitações da organização e de outros expositores que vão há mais tempo à Boot. Contactámos pessoalmente com mais de 2500 visitantes e estabeleceram-se vários contatos com operadores e pequenos agentes do qual se espera algum retorno.
A estruturação da oferta é um dos principais desafios, a par com a organização da informação e conteúdos a nível digital. A aposta continuada num turismo de natureza sustentado, com instalação de infraestruturas adequadas e em harmonia com a natureza, parece-me também fundamental para triunfar num mercado de grande exigência a esse nível.
Sara Magalhães, diretora-geral

DIVERS CAPE
Na Boot houve bastante procura no que diz respeito ao mercado português. Descobrimos que Sagres é uma alternativa de turismo da natureza cada vez mais procurado. Os visitantes mostraram grande interesse pelos pacotes apresentados pela nossa empresa, principalmente a oferta de pack mergulho em resort de 5 estrelas com diversas alternativas e atividades para crianças.
Para o sector, o maior desafio é que o Turismo de Portugal, em conjunto com a Região do Turismo do Algarve, consigam colaborar com as PME, que tão abandonadas têm sido ao longo destes anos, e que o valor da taxa do IVA desça substancialmente para que as PME’S possam recuperar na economia portuguesa.
Anabela Balmer - administração e marketing


SEAXPLORER SAGRES
O nosso desafio é criar uma ponte entre as culturas luso-alemã em especial, mas também abrir o nosso mercado para outros mercados que estão interessados num turismo de qualidade no parque natural de Costa Vicentina.
A participação no BOOT 2016 junto com outras empresas com o apoio de Câmara Municipal de Vila do Bispo foi uma experiência extraordinária, onde todos os participantes juntaram-se para representar o concelho com uma motivação extrema. O feedback foi muito enorme e conseguimos despertar o interesse de muitos visitantes para um destino novo, não só para o mergulho, mas também parta outras actividades.
A BOOT e uma oportunidade não só para apresentar uma empresa ao público em geral mas também para contatar outros operadores e agências de viagens de vários países e negociar com eles.
Martina Dittmann, Gerente


Câmara Municipal Vila do Bispo
No total acolhemos cerca de 2800 pessoas oriundas de pelo menos 38 países diferentes, dos “4 cantos do Mundo”.
De sublinhar que muitos dos visitantes por nós acolhidos manifestaram conhecimento prévio sobre o Algarve, em particular sobre a zona de Sagres, procurando informações muito concretas para melhor planearem uma estadia no nosso Concelho durante o ano de 2016 ou 2017.
Num contexto internacional de grande instabilidade e insegurança, sobretudo em países da orla mediterrânica, Portugal, em particular o Algarve, tem vindo a manifestar nos dois últimos anos um interessante acréscimo de visitantes que procuram no nosso país um alternativo destino para as suas férias.
Álvaro Banaco / Ricardo Soares Câmara Municipal de Vila do Bispo

Uma atmosfera formidável em pavilhões cheios

2 de fevereiro 2016

A Boot 2016 realizou-se de 23 a 31 de Janeiro, numa atmosfera de vitalidade e brilho nos 17 pavilhões da exposição, com os 1.800 expositores a interagir com um público extremamente interessado, curioso e disposto a comprar.

Cerca de 247.000 visitantes de 52 países (mais 2,8 por cento do que em 2015), visitaram o maior evento de náutica de recreio e desportos aquáticos, onde 1.800 barcos e iates juntamente com uma vasta oferta de desportos náuticos, como kitesurf, mergulho, pesca, canoagem, turismo náutico, marítimo-turísticas, yacht charters, cruzeiros, avistamento de cetáceos, bem como as mais recentes tendências (wakeboard, skimboard, etc) mostraram uma perspectiva abrangente do setor.

A vela e os barcos são, tradicionalmente, os segmentos mais procurados na Boot, seguidos dos barcos a motor e do mergulho e acessórios / equipamentos. "Outra característica importante é o forte interesse pelos iates de luxo, o que mostra que em Düsseldorf temos os clientes certos para este segmento de alto preço", adianto Goetz-Ulf Jungmichel, director da Boot.
O "Pavilhão dos Cruzeiros", com uma ampla gama de opções de cruzeiro e onde era possível reservar directamente, também foi muito popular. Os jovens visitantes da feira foram atraídos para a “Beach World” com a sua enorme piscina, onde houve oportunidade de experimentar wakeboard, skimboard e kitesurf. Os visitantes da Boot mostraram ainda muito interesse pelo turismo náutico, charters e pesca.

O sector a crescer
Para Jürgen Tracht, Director de uma das Associações Industriais Alemãs do sector “Quase 90% das empresas prevêem que o mercado expanda ainda mais nos próximos dois a três anos. A economia marítima está demonstrando estabilidade impressionante, com taxas de crescimento sólidas em praticamente todos os sectores do mercado ".

Portugal na Boot

Portugal esteve presente na Boot com várias empresas, instituições e organismos que representaram vários sectores como Acessórios, Avistamento de Cetáceos, Cruzeiros, Estaleiros, Marinas, Marítimo-turísticas, Mergulho, Surf, Turismo Náutico e Yacht Charters. Com uma presença nos Pavilhões 3, 11 e 13 foi possível articular o contacto com o público-alvo pretendido, que esteve presente.
A Associação de Turismo dos Açores e a Associação de Promoção da Madeira, marcaram presença com a participação de vários operadores.
13 entidades e empresas marcaram presença numa participação portuguesa conjunta sob a marca “Sea of Portugal”, que teve como objectivo divulgar Portugal enquanto destino único para os amantes da náutica e dos desportos náuticos. Esta organização é da responsabilidade da Media 4U, empresa de edição e organização de eventos, em colaboração com o Jornal Notícias do Mar e o apoio da Messe Düsseldorf.
Através da marca “Sea of Portugal” apostou-se numa presença com uma imagem comum que divulga a Portugalidade. Esta opção permite comunicar de forma mais assertiva e eficaz a oferta diversificada que os operadores portugueses disponibilizam ao nível dos desportos aquáticos e turismo náutico. «Somos um País Atlântico com uma linha de costa de quase 2.000 km, entre território Continental, arquipélagos dos Açores e da Madeira. Possuímos uma das mais variadas e extensas costas cheia de belas paisagens, uma cultura secular, servidas por uma gastronomia única», dianta João Marques do Reis, director do projecto. Esta primeira participação conjunta foi um sucesso e cumpriu os objectivos. «A boa localização, a imagem e as pessoas das equipas envolvidas fizeram a diferença em contactos, notoriedade, marcações e negócios. O “Sea of Portugal” conseguiu chamar a atenção de todos. A Náutica, o Turismo Náutico e os desportos aquáticos são estruturantes e estratégicos para o Turismo e para a economia Portuguesa. Olhamos para o passado do qual nos orgulhamos, mas temos os olhos no futuro. Aproveitar, dinamizar e promover os nossos recursos, mais do que estratégico é inteligente.» 

Sea of Portugal” marca presença na BOOT 2016

5 de janeiro de 2016

Uma participação portuguesa conjunta com a marca “Sea of Portugal” vai marcar presença na boot 2016, a maior feira de náutica e desportos aquáticos do mundo que decorre de 23 a 31 de Janeiro, em Düsseldorf, na Alemanha. Esta organização é da responsabilidade da Media 4U, empresa de edição e organização de eventos, em colaboração com o Jornal Notícias do Mar e o apoio da Messe Düsseldorf.
A iniciativa conta, até ao momento, com a participação de 13 instituições/empresas que representam vários sectores como Acessórios, Avistamento de Cetáceos, Cruzeiros, Marinas, Marítimo-turísticas, Mergulho, Surf, Turismo Náutico e Yacht Charters, provenientes do Douro/Porto, Lagos, Lisboa, Portimão e Vila do Bispo/Sagres, presentes em 3 pavilhões: Mergulho e Marítimo-Turísticas, Acessórios e Turismo Náutico. Destaque para a presença da Associação de Turismo de Portimão; Câmara Municipal de Vila do Bispo; Cape Cruiser; Divers Cape, Lda.; Feeldouro Yacht Charter; Mar Ilimitado, Turismo & Investigação; Marina de Lagos; Marina de Portimão; Ocean Revival; Palmayachts; PuraVida Divehouse, Dive School & Accommodation; SeaXplorer Sagres; Subnauta.
Segundo João Marques dos Reis, Director de Projectos da Media 4U, «trata-se do primeiro projecto organizado em Portugal com uma participação conjunta, no âmbito da internacionalização da Náutica. Com a participação das instituições e dos operadores locais e empresas parceiras, viabilizamos esta iniciativa diferenciadora e inovadora, à semelhança do que fazem tantos outros países como a Grécia, Croácia, Egipto e a Turquia».
Através da marca “Sea of Portugal” pretende-se «apostar numa presença com uma imagem comum e que divulgue a Portugalidade, bem como o orgulho que temos em ser Portugueses». Permite comunicar de forma mais assertiva e eficaz a oferta diversificada que os operadores portugueses disponibilizam ao nível dos desportos aquáticos e turismo náutico, num certame que na última edição registou mais de 240.000 visitantes e a presença de 2.200 jornalistas, provenientes de 40 países o que dá uma enorme visibilidade ao evento.
«Portugal reúne todas as condições para ser um país de eleição dos amantes do mar e dos desportos aquáticos. Temos de dar a conhecer a nossa vasta costa, os nossos rios e lagos que associados à nossa história, às belas paisagens e gastronomia única tornam-nos num país imperdível», adianta o responsável.
Esta diversidade de oferta está representada em cada um dos stands que convidam à descoberta e à experiência de um país de navegadores, através de vários elementos decorativos como a calçada portuguesa, as divisórias em tecido de forma triangular como as velas latinas e estruturas em madeira natural, inspiradas nos mastros dos barcos. O logótipo do “Sea of Portugal” reforça ainda o cariz marítimo do projecto, que é a sua âncora, através do uso das ondas do mar.

Mais sobre boot 2016
A boot Düsseldorf é a maior feira a nível mundial de barcos e de desporto náutico tornando-se, todos os anos em Janeiro, no ponto de encontro do sector completo. Cerca de 1.700 expositores, oriundos de mais de 60 países, apresentarão, de novo, as suas interessantes novidades, desenvolvimentos atraentes e equipamentos marítimos, de 23 a 31 de janeiro de 2016.
Sob o lema 360º de prática de desporto náutico, a boot demonstra, no seu formato de apresentação único, todas as formas de lazer que podem ter lugar na água. Sejam amadores de barcos e de iates, mergulhadores desportivos, wakeboarders ou pescadores – cada desportista náutico encontra na boot Düsseldorf, uma ampla oferta.
47 por cento dos expositores não são de origem alemã, apresentando-se numa área de exposição equivalente a cerca de 50%. Tradicionalmente a lista de expositores estrangeiros é liderada pelos Países Baixos, a Itália, a França e a Grã-Bretanha. Pela primeira vez na boot encontrar-se-ão os Estados do Caribe Oriental completos, também chamados “ilhas acima do vento”, com destinos exóticos e atraentes como a Anguila, a Antígua e a Barbuda, as ilhas virgens britânicas, a Dominique, Grenada, Martinique, Montserrat, St. Kitts e Nevis, bem como St. Lúcia, St. Vincent e as Granadinas. Irão ainda participar o Egipto, os Açores, a Bélgica (Flandres), Curaçao, a Estónia, a Finlândia, os Países Baixos, a Croácia, a Turquia, Fuerteventura, as Filipinas, a Indonésia, Portugal e a Sardenha bem como as Ilhas Canárias.